Quais as vantagens dos medicamentos genéricos? – Generis Farmacêutica

Quais as vantagens dos medicamentos genéricos?

São medicamentos cujas substâncias activas se encontram no mercado há vários anos e que, por essa razão, apresentam maior garantia de efectividade e permitem um melhor conhecimento do respectivo perfil de segurança. Apresentam a mesma qualidade do medicamento de referência, traduzida na demonstração de bioequivalência, através de estudos de biodisponibilidade (Decreto-Lei n.º 72/91, de 8 de Fevereiro).

Os medicamentos genéricos têm um preço inferior ao do medicamento de referência, o que se torna uma óbvia vantagem económica para os utentes e para o SNS porque permite uma melhor gestão dos recursos disponíveis. Ao utilizar medicamentos genéricos, os sistemas de saúde poupam avultadas quantias permitindo apostar essa poupança em tratamentos e serviços aos doentes, incluindo o financiamento de investigação de novos tratamentos e medicamentos.

Sem a concorrência dos medicamentos genéricos não haveria estímulo para os fabricantes de medicamentos de referência passarem a centrar-se em novas investigações para criar novos medicamentos patenteados.

Os medicamentos genéricos são comparticipados pelos mesmos escalões de comparticipação que os restantes medicamentos e a prescrição por DCI ou por nome genérico representa uma prescrição de base mais científica e mais racional.

Como o medicamento genérico está dispensado da apresentação dos relatórios dos peritos sobre os ensaios farmacológicos, toxicológicos e clínicos de permite uma maior rapidez na obtenção de AIM, o que irá conduzir a uma poupança imediata aquando da sua utilização.